28/03/2012
Novo pneumologista integra o Corpo Clínico

O Corpo Clínico da Policlínica Pato Branco ganhou mais um profissional neste mês de março. É o médico Fabricio Wollmann Zandoná, que tem especialização em Pneumologia. Fabricio Zandoná é natural de Pato Branco e graduou-se em Medicina na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Fez Clínica Médica no Hospital São José, em Criciúma (SC), durante dois anos e, em seguida, mais dois anos de especialização em Pneumologia, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em Ribeirão Preto (SP).

Na Policlínica Pato Branco, Fabricio Zandoná atenderá no Pronto Socorro e na UTI Adulto. “A escolha por Pato Branco passa pela família, pela qualidade de vida que a cidade oferece e pela estrutura da Policlínica”, conta o médico, que também atenderá no consultório. “Nossa região está carente de profissionais da área. Muitas pessoas apresentam doenças respiratórias, como pneumonia, bronquite, asma, rinite alérgica, fibrose pulmonar, enfisema, entre outras”, observa Zandoná.

No ambiente hospitalar, Fabricio Zandoná contará, em breve, com procedimento de broncoscopia, usado para a visualização direta das vias aéreas. “A broncoscopia possibilita, por exemplo, a realização de biópsia pulmonar e isolamento de germes de diferentes tipos de pneumonias”, detalha o pneumologista. No consultório, o médico também fará avaliação das funções pulmonares por meio de espirometria e tratamento anti-tabagismo, para aqueles que querem parar de fumar, mas encontram dificuldades em largar o vício.