07/11/2011
Policlínica firma parceria para orientar pessoas sobre indenizações do seguro DPVAT

A cada ano, os proprietários de veículos têm que pagar o licenciamento, que inclui também o seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres - DPVAT. O que muita gente não sabe é que o DPVAT, como consta na própria denominação, é um seguro que indeniza vítimas de acidentes causados por veículos que têm motor próprio (automotores) e circulam por terra ou por asfalto (via terrestre). O DPVAT garante indenizações por morte ou invalidez permanente (R$ 13.500,00 por vítima) e também o reembolso de despesas médico-hospitalares (o valor é de até R$ 2.700,00 por vítima, variando conforme a soma das despesas cobertas e comprovadas).
Em caso de atendimento em hospital, a vítima pode optar por atendimento particular, limitado ao total de R$ 2.700,00. Para facilitar o atendimento das vítimas, e atendendo à Medida Provisória 451/08, a Policlínica Pato Branco estabeleceu parceria com a Macroseg, empresa de assessoria e análise de sinistros, que instalou um escritório no próprio hospital. “A Policlínica é o único hospital de Pato Branco a contar com atendimento de um parceiro DPVAT (os outros cinco parceiros do município são corretoras de seguros)”, destaca José Roberto Bortolo, gerente da Macroseg.
De acordo com Bortolo, são registrados entre 15 e 20 atendimentos a cada mês na Policlínica, referentes ao DPVAT. “Nossa equipe faz todo o processo administrativo, desde a chegada da vítima até o ressarcimento dos custos médicos e hospitalares. O DPVAT paga o que efetivamente foi gasto, até R$ 2.700,00 por pessoa. A vantagem é ter atendimento como se tivesse plano de saúde. E nossa empresa não cobra taxas das vítimas, nem a Policlínica”, completa o gerente da Macroseg.
O seguro DPVAT pode ser solicitado pelas próprias vítimas ou beneficiários, mas o auxílio da empresa parceira DPVAT facilita o trâmite. “Em muitos casos, os documentos enviados para a seguradora pela vítima ou beneficiário não estão de acordo com as leis do DPVAT, o que leva muito tempo para o pagamento”, detalha José Roberto Bortolo. O telefone do escritório da Macroseg na Policlínica é (46) 2101-2196.

O DPVAT - O Seguro DPVAT é um seguro que indeniza vítimas de acidentes causados por veículos que têm motor próprio (automotores) e circulam por terra ou por asfalto (via terrestre). Acidentes com trens, barcos, bicicletas e aeronaves não são indenizados pelo DPVAT. Por ser um seguro destinado exclusivamente a danos pessoais, o DPVAT não prevê cobertura de danos materiais causados por colisão, roubo ou furto de veículos. Também não estão cobertos pelo DPVAT os acidentes ocorridos fora do território nacional e os veículos estrangeiros em circulação no Brasil estão sujeitos à contratação de um seguro específico para este fim, entre eles o seguro Carta Verde.

MP 451 - A Medida Provisória 451/08 promoveu importantes alterações para a obtenção do DPVAT. Antes, o próprio hospital em que o acidentado era atendido fazia a solicitação do seguro. Com a MP 451, é a vítima ou o beneficiário que deve fazer o pedido de indenização em uma corretora de seguros parceira DPVAT ou na sede do Sindicato dos Corretores de Seguro Estado do Paraná (Sincor-PR). Mais informações podem ser encontradas na página oficial do Seguro DPVAT na internet (www.dpvatseguro.com.br).