Poli Saúde Laboratório Policlínica
NOTÍCIA

29/09/2011
Sipat 2011 termina com divulgação dos vencedores da Gincana Cultural

A IX Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho - Sipat 2011 foi realizada na Policlínica Pato Branco entre os dias 19 e 23 de setembro. O principal objetivo foi divulgar, orientar, promover e conscientizar a prevenção de acidentes, segurança, integridade física e saúde no trabalho. “As atividades procuraram desenvolver a consciência da importância de se eliminar os acidentes do trabalho e de criar uma atitude vigilante, permitindo reconhecer e corrigir condições e práticas nocivas ao ambiente de trabalho”, conta Edson Batista de Oliveira, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Cipa da Policlínica.
A edição deste ano teve como foco os aspectos de saúde, integridade física e segurança no trabalho. “Atividades como aferição de pressão arterial, glicemia e índice de massa corporal tiveram uma grande participação, o que demonstra a preocupação de cada colaborador com sua própria saúde”, observa Edson.
O presidente da Cipa também destaca as palestras realizadas por integrantes do Núcleo de Repressão ao Tráfico Ilícito de Drogas da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) aos colaboradores da Policlínica. “Os policiais do Denarc falaram sobre a prevenção do uso de drogas e a prática de atos ilícitos relacionados ao tráfico e as conseqüências para as famílias e para a sociedade em geral. Essa atividade despertou grande interesse nos nossos colaboradores e demonstrou a preocupação de cada família em se prevenir contra este mal em nossa sociedade”, completa Edson.
Gincana cultural - A grande novidade da Sipat 2011 foi a realização da Gincana Cultural, que contou com a participação de muitos colaboradores da Policlínica e teve prova escrita com 80 questões relacionadas à segurança do trabalho e à acreditação e ainda levou em conta as participações nas outras atividades da Sipat. A doação de alimentos (10 kg por participante) também contou pontos na classificação. Ao final, foram arrecadados 313 kg de alimentos que serão destinados para a creche da Pedreira.
Os vencedores da Gincana Cultural foram conhecidos no dia 26 de setembro, no Centro Multiprofissional, no encerramento oficial da Sipat 2011. Rodrigo Amoroginski foi o campeão, com 100 pontos, e recebeu um televisor de 32”. Iraide Cadorin foi a vice-campeã, com 99,4 pontos e recebeu um micro system. Luciane Checelski também somou 99,4 pontos e ficou na terceira colocação por ter menos tempo de Policlínica do que Iraide. Luciane ganhou um frequencímetro digital. A premiação foi entregue pelos diretores da Polínica: Ivanio Guerra (diretor presidente), Sadao Yamamoto (diretor superintendente) e Izar Emygdio do Nascimento.

Sipat 2011 em números
Aferição de pressão arterial e medição de IMC – 198 pessoas.
Exposição de EPIs e treinamento de utilização de equipamento de elevação de pacientes Jack 250 – 107 pessoas.
Palestras com integrantes do Denarc – 69 pessoas.
Palestra sobre automedicação – 41 pessoas.
Arrecadação de alimentos – 313 kg.

Apoios
A Sipat 2011 contou com o suporte da diretoria da Policlínica Pato Branco e com o apoio das empresas: 1000medic, ACF Diabetic, Cointer, Eurofarma, Promedic e Pró-Vida (Samtrônic) e Treviso. A Fadep colaborou com estagiários do curso de Enfermagem.

Agradecimentos
O presidente da Cipa, Edson Batista de Oliveira, agradece aos membros da comissão (gestão de 2011) – Izolete Terezinha Tavares, Luan Carlos Risso, Luciane Andrade, Marlene Marcon, Rafael O. Ramires, Izane Regina Martinelli, José Eduardo Worliczeck, Cláudia Reyes Dutra, Neli da Luz Garcez, Zeliane Camargo Lovatel e Debora Dell Agnollo Barbosa – e à Dra Daniela Morrone, que proferiu palestra sobre automedicação.