16/05/2011
15 de maio, Dia Nacional de Combate à Infecção Hospitalar

Segundo a Portaria nº 930, de 26/08/1992, do Ministério da Saúde “infecção hospitalar é qualquer infecção adquirida após internação do paciente e que se manifesta durante a internação, ou mesmo após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares”. Na Policlínica Pato Branco, a prevenção e o controle de infecções fazem parte do cotidiano e ajudam a evitar situações semelhantes.
A Policlínica conta com o trabalho da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e tem uma profissional especializada no assunto, a enfermeira Marzi Maria Molinete.
Segundo Marzi, que é coordenadora do SCIH, o trabalho visa garantir a segurança dos pacientes, seus acompanhantes e colaboradores da instituição. O SCIH segue cronograma anual de treinamentos de rotina, que são obrigatórios conforme a portaria 2.616, da Anvisa.