Poli Saúde Laboratório Policlínica
NOTÍCIA

04/02/2011
4 de fevereiro, Dia Mundial de Combate ao Câncer

No dia 4 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data foi criada pela União Internacional Contra o Câncer (UICC), com base em Genebra (Suíça), e é apoiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O dr Gilmar Biscaia, médico oncologista da Policlínica Pato Branco e coordenador do Serviço de Oncologia de Pato Branco, destaca que o câncer é a doença contemporânea com maior impacto biopsicossocial. “O câncer envolve a família, pode resultar em ausências no trabalho e até no afastamento das atividades. Tem um impacto muito grande na vida do doente e de muitos que estão próximos”, relata o médico.
Por outro lado, o dr Gilmar Biscaia destaca a evolução nos tratamentos. “O prognóstico vem melhorando a cada ano. Tipos de câncer que eram incuráveis há 20 anos, agora são perfeitamente tratados”, observa. Segundo o oncologista, que tem 26 anos de experiência na área, os tratamentos realizados em Pato Branco seguem protocolos internacionais e são os mesmos utilizados em grandes centros urbanos, como São Paulo e Curitiba.
Apesar da incidência da doença, o dr Gilmar Biscaia revela que é possível prevenir o câncer, com alguns cuidados simples. “É preciso levar uma vida saudável. Não fumar, alimentar-se de forma correta e praticar atividades físicas são fatores que contribuem para a melhora da qualidade de vida e que podem evitar o surgimento do câncer”, finaliza o médico.