30/07/2010
Unidade de Terapia Renal da Policlínica passa por ampliação

A população da microrregião de Pato Branco e de alguns municípios de Santa Catarina será beneficiada com a reformulação que está em andamento na Unidade de Terapia Renal (UTR) da Policlínica Pato Branco. As obras começaram no mês de julho e, quando estiverem terminadas, resultarão em mais conforto para pacientes e acompanhantes e maior número de leitos para hemodiálises. Em breve, o número de leitos passará de 18 para 21 leitos e a capacidade de atendimento, que atualmente é de cem pessoas por semana, chegará a 150 por semana. A comunidade regional é atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com todo o suporte e estrutura da Policlínica Pato Branco.
O médico nefrologista Jorge Luiz Zanette Ramos, que ao lado dos também médicos nefrologistas Daniel Emygdio do Nascimento e Magnus Engel, atua na UTR, explica que o serviço trabalhará com uma folga maior, para garantir ainda mais segurança e tranquilidade para os pacientes. “Nossa capacidade instalada atualmente é maior do que a necessidade e, com a ampliação, teremos uma capacidade de atendimento muito superior à demanda. Isso significa mais segurança e melhoria no atendimento”, enfatiza o médico Jorge Ramos.
O médico Daniel Nascimento ressalta que a reformulação também acontecerá no setor administrativo, que será instalado em outro local, e na sala de espera dos acompanhantes, que será totalmente nova e proporcionará mais conforto e comodidade para aqueles que acompanham os pacientes. As obras relacionadas ao setor administrativo estão quase prontas, segundo o engenheiro José Eduardo Worliczeck, coordenador de manutenção da Policlínica Pato Branco e especializado em obras em serviços de saúde. “Os trabalhos de ampliação e reformulação da UTR estão ocorrendo durante as noites e aos finais de semana, para não interferir no atendimento aos pacientes que precisam de hemodiálise. Todos os projetos estão aprovados pelas autoridades competentes e seguem as diretrizes exigidas”, detalha José Eduardo.

A UTR
A Unidade de Terapia Renal começou o atendimento aos pacientes que necessitam de hemodiálise no ano de 1982. Localizada no complexo da Policlínica Pato Branco, conta atualmente com 25 integrantes: três médicos nefrologistas - Jorge Luiz Zanette Ramos, Magnus Engel e Daniel Emygdio do Nascimento; duas enfermeiras com especialidade em Nefrologia; 12 técnicas em Enfermagem; uma administradora; uma contadora; duas secretárias; e duas pessoas responsáveis pelo setor de higienização. O atendimento via SUS abrange os 15 municípios da micrroregião de Pato Branco e mais alguns de Santa Catarina.