10/03/2020
Hospital Policlínica busca doadoras para banco de leite humano

O Hospital Policlínica está precisando de leite humano. Montado em outubro do ano passado, o Posto de Coleta não dispõe de estoque suficiente para atender aos bebês prematuros internados na UTI Neonatal. A instituição firmou parceria com o Instituto São Lucas, para utilização do Banco de Leite Humano, mas a Policlínica precisa repor a mesma quantidade utilizada, o que não tem acontecido por falta de doadoras.

“Estamos solicitando à comunidade, às mães da região, que nos ajudem nessa campanha. A doação de leite materno salva vidas”, explica a enfermeira Vanessa Lima, responsável pela equipe do Posto de Coleta do Hospital Policlínica.

A médica Alice Donato Gonzalez, coordenadora da UTI Neonatal do Hospital Policlínica, ressalta que o leite humano tem grande importância para o desenvolvimento dos bebês que nasceram prematuramente. “Quanto menores, maior o risco de infecções. O leite humano ajuda a combater as infecções e fortalecer o sistema imunológico dos bebês”, detalha.

A coordenadora do serviço de Nutrição (SND) da Policlínica, nutricionista Regiane Skibinski, observa que o leite humano é a melhor opção de alimentação para prematuros e recém-nascidos de baixo peso. “A evolução é notável, pelo valor nutricional adequado às necessidades da criança, de fácil digestão e que confere ótima tolerância e anticorpos responsáveis pelo desenvolvimento do sistema imunológico”, lista Regiane.

A nutricionista destaca que o volume de doações é inferior ao necessário e que as interessadas em colaborar podem procurar a Recepção Central do Hospital Policlínica. “Para o cadastro, é necessário apresentar a carteirinha de pré-natal (ou de gestante) e documentos pessoais. Após as orientações, a doadora poderá fazer a ordenha e o armazenamento do leite em casa e, posteriormente, encaminhar para o Posto de Coleta da Policlínica”, complementa Regiane.

Para mais informações, as interessadas podem entrar em contato com o Hospital Policlínica pelo telefone (46) 2101-2101, com a enfermeira Vanessa Lima.