14/04/2016
Governo do Paraná libera recursos para a Policlínica Pato Branco

O governador Beto Richa assinou nesta quarta-feira (13), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, a liberação de R$ 1,2 milhão para o Instituto Policlínica PB, responsável pela gestão hospitalar da Policlínica Pato Branco. Os recursos são do programa HospSUS, da Secretaria de Estado da Saúde, e podem ser utilizados para custeio e manutenção dos serviços.

Na reunião na capital do Estado, a Policlínica Pato Branco esteve representada pelos diretores Sadao Yamamoto, Ivanio Guerra e Waldemar Gava e também pela administradora do hospital, Gabriela Izidro. Também estiveram presentes o deputado estadual Guto Silva, o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, o prefeito Augustinho Zucchi e o secretário chefe de Gabinete, Deonilson Roldo.

"É muito importante que o Estado contribua para manter o atendimento de qualidade desse hospital referência de Pato Branco. Nosso governo acredita nas parcerias para melhorar a saúde pública do Paraná", afirmou Richa.

O recurso será repassado em seis parcelas mensais de R$ 200 mil. A Policlínica Pato Branco é referência para as redes Mãe Paranaense e Paraná Urgência nos 13 municípios da Regional de Pato Branco. O hospital conta 150 com leitos para internação, sendo 104 leitos SUS - 13 leitos de UTI Adulto e uma unidade mista com sete leitos de UTI Pediátrica e cinco leitos de UTI Neonatal.

O governador falou sobre situação financeira estadual e disse que o bom momento das contas permite investimentos recordes em saúde. "Diferente da União, projetamos um ano com grandes investimentos na saúde pública do Paraná. A saúde é um setor prioritário do Governo do Estado e temos feito importantes investimentos", disse Richa.

SUS (Sistema Único de Saúde)
O diretor superintendente do Instituto Policlínica, Sadao Yamamoto, explica que 60% dos pacientes atendidos no hospital são do Sistema Único de Saúde (SUS). "Pato Branco não tem hospital público. Com isso, desempenhamos um papel fundamental para garantir aos cidadãos da região um atendimento médico de qualidade. O apoio do Estado é muito importante", disse ele.

Transplantes
O Instituto Policlínica é referência nacional em transplantes cardíaco e renal. São realizadas cerca de 600 cirurgias por mês no hospital. Sadao Yamamoto afirma que os recursos do Hospsus irão fortalecer a UTI infantil e as cirurgias de alta complexidade. "Enquanto a União não honra seus compromissos com o SUS, o governo do Paraná nos ajuda com essa importante verba", afirmou.

Apoio estadual
O secretário de Saúde, Michele Caputo Neto, destacou que o governo estadual tem sido parceiro dos hospitais públicos e filantrópicos garantido condições de funcionamento. Caputo disse que a saúde nacional passa por uma séria crise com a falta de comprometimento do governo federal. "A União não honra com seus compromissos, sobrecarregando os hospitais nacionais. O Paraná fez um grande ajuste fiscal e está apoiando essas unidades que são referência na qualidade do atendimento médico?, disse ele. Caputo elogiou o trabalho do Instituto Policlínica. ?Um hospital referência para toda a região Sudoeste. Com esse recurso vamos manter os leitos de UTI salvando as vidas dos paranaenses", destacou.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, agradeceu os investimentos do Estado na cidade e disse que a parceria do governo com os hospitais públicos e privados são fundamentais para garantir ao cidadão um atendimento médico ágil e digno. "Com o apoio do Estado, os hospitais de Pato Branco estão fortalecidos", disse ele.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná (ANPr).
Crédito das fotos: Pedro Ribas/ANPr.