08/10/2015
Policlínica Pato Branco completa 50 anos

No dia 8 de outubro, a Policlínica Pato Branco completa 50 anos de existência. A primeira sede do hospital estava localizada na avenida Tupi, no centro de Pato Branco, onde hoje está o hotel Bedin. O início foi modesto, com quatro médicos, aproximadamente 20 funcionários e 20 leitos.

Aos poucos, as primeiras especialidades passarem a ser oferecidas: Cirurgia Geral, Pediatria, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Obstetrícia. Logo em seguida, novas foram implantadas, como Ortopedia, Radiologia e Cirurgias Ginecológicas. O crescimento exigia novas e maiores instalações, que foram construídas na rua Pedro Ramires de Mello, local onde a Policlínica Pato Branco está até hoje.

A atual estrutura conta com 9 mil m², somadas as áreas do hospital e de serviços terceirizados. São 150 leitos no total (sendo 13 na UTI Adulto e 12 na UTI Neonatal e Pediátrica). A Policlínica reúne 507 colaboradores (incluídos os terceirizados) e tem 114 médicos no Corpo Clínico, que atendem às seguintes especialidades: Anestesiologia, Angiologia/Cirurgia Vascular, Bucomaxilofacial, Cardiologia, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Oncológica/Oncologia Clínica, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Clínica Geral, Coloproctologia, Dermatologia, Endocrinologia e Metabologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Mastologia, Medicina Intensiva, Nefrologia, Neurocirurgia, Neuropediatria, Neurologia Clínica, Oftamologia. Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Patologia, Pediatria, Pneumologia, Radiologia, Radioterapia e Urologia.

A Policlínica é hospital credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para Cirurgias Cardíacas, Transplantes Cardíacos e Renais e na área de Traumato-Ortopedia. O hospital conta também com serviços de Hemodinâmica, Cirurgia Oncológica, Cirurgia Pediátrica, Litotripsia, Patologia, Radiologia, Unidade de Terapia Renal, UTI Adulto e UTI Neonatal e Pediátrica. Na área de transplantes, foram realizados na Policlínica, até 31 de agosto passado, 744 transplantes de rim e 19 de coração.