01/10/2015
Policlínica recebe consultora do IAG Saúde

No final de 2013, a Unimed Pato Branco deu início à primeira fase de um projeto de consultoria com foco no nível de segurança dos processos de atendimento da rede assistencial. Denominado Segurança em Alta, o projeto-piloto contou com a Policlínica Pato Branco como parceira. A segunda fase, com o trabalho de consultoria, durou 18 meses. A terceira e última etapa do projeto ocorreu no dia 29 de setembro, quando o hospital recebeu a visita da consultora Franciele Gusmão Ferreira, do Instituto de Acreditação e Gestão em Saúde (IAG Saúde), de Belo Horizonte (MG) contratado pela Unimed para a execução do projeto.

Luana Bozi (da área de Regulação e Rede da Unimed Pato Branco), Fernanda Rodrigues Seibt (enfermeira do setor de Regulação e Rede da Unimed Pato Branco) e Cristiane Alves (Unimed Federação do Paraná) também participaram da visitação. A Policlínica foi representada pelos diretores Ivanio Guerra, Waldemar Gava, Sadao Yamamoto e Fabiola Hecke, pela administradora Gabriela Izidro, por integrantes da Comissão da Qualidade e pelos coordenadores de setor.

Franciele, que é enfermeira auditora especializada em Acreditação, ISO e Qualidade, passou o dia todo na Policlínica, examinando documentos, licenças, rotinas e escalas e percorrendo os principais setores do hospital. O resultado da verificação deverá ser divulgado em aproximadamente 15 dias. De acordo com Luana Bozi, a visita da consultora do IAG Saúde é uma reanálise. "Quando o projeto teve início, aconteceu uma vistoria em que foram relacionadas inconformidades e sugestões. Durante os 18 meses do Segurança em Alta, a Policlínica trabalhou para promover as melhorias. A visita de agora é para verificar a evolução", explica Luana.

O projeto foi gerado pela Unimed Paraná (federação das cooperativas) e contou com a adesão da Unimed Pato Branco, explica Cristiane Alves, diretora do projeto Segurança em Alta no Estado. "O objetivo é promover a melhoria da qualidade assistencial, do atendimento ao paciente. A intenção é estender o projeto a todos os parceiros no Paraná", detalha Cristiane.

Para a administradora da Policlínica, Gabriela Izidro, o projeto Segurança em Alta "é mais uma oportunidade de melhorar a qualidade nos serviços de saúde e seguir a missão de oferecer soluções integradas em saúde, com qualidade e segurança".