11/06/2014
Na Policlínica, transplante renal é realizado em paciente soropositivo

Um homem de 35 anos, morador de Foz do Iguaçu, foi o primeiro paciente infectado pelo vírus HIV a passar por um transplante de rim na Policlínica. O grande desafio da equipe multiprofissional esteve relacionado à interação medicamentosa (alterações nos efeitos de um medicamento em razão da ingestão simultânea de outro medicamento) e à deficiência no sistema imunológico do paciente (causada pelo vírus). Mas o transplante, realizado no final de 2013, foi um sucesso.

Transplantes renais são realizados na Policlínca Pato Branco deste o ano de 1985, mas este foi o primeiro caso registrado na região Sudoeste com paciente soropositivo. De acordo com o médico nefrologista Magnus Engel, que integra a equipe multiprofissional de transplantes da Policlínica, o paciente não apresentou complicações e teve tempo de recuperação semelhante ao de pacientes não contaminados com o vírus HIV. Para o médico, o transplante representa a abertura de novas possibilidades na área. Segundo Engel, anos atrás o transplante de rim em pessoas com HIV era contraindicado, mas agora a situação está sendo revista. O transplante realizado na Policlínica é uma prova disso.