16/12/2013
Projeto que propõe ações de humanização da Policlínica apresenta primeiros resultados

A Comissão de Humanização da Policlínica Pato Branco realizou, nos dias 10 e 11 de dezembro passado, reuniões para apresentação dos primeiros resultados de um projeto criado para humanizar os atendimentos. Idealizado por quatro profissionais da Policlínica - Angela Corona (psicóloga), Norma Dall Igna (terapeuta ocupacional), Ludiana Kempfer (assistente social) e de Julia Spanholi (psicóloga do trabalho) - o projeto foi iniciado no dia 3 de novembro.

"Percebemos que havia a necessidade de mobilizar os profissionais e chamar a atenção para a causa da humanização. Por isso, em novembro, mês da humanização, iniciamos o projeto fazendo uma apresentação sobreo assunto e sobre o cuidado ao paciente no ambiente hospitalar", explica Julia Spanholi, presidente da Comissão de Humanização da Policlínica.

Em seguida, a comissão propôs que fossem feitas sugestões para humanizar os atendimentos. "Fizemos a proposta para que todos os coordenadores de setor, e também os parceiros dos serviços terceirizados, apresentassem uma ação de humanização. Alguma ação que fosse voltada diretamente ao paciente, partindo de uma necessidade do setor ou de sugestões recebidas", conta Julia.

As ações foram apresentadas pelos coordenadores no dia 3 de novembro e, durante 45 dias, colocadas em prática. "Os resultados foram mostrados nas reuniões em 10 e 11 de dezembro. E foram muito positivos. Cada um observou que vale a pena investir nisso, que o paciente dá retorno, que o colaborador dá retorno, e que quando se tem empatia um pelo outro, as coisas realmente funcionam", ressalta a presidente da Comissão de Humanização.

O projeto de humanização terá sequência com a descrição e tabulação das ações para que se tornem rotinas hospitalares, o que deve acontecer até o final deste mês de janeiro. Assim, outros setores também poderão adotar as práticas para melhorar o ambiente hospitalar. A Comissão de Humanização fará reuniões mensais para verificar se as ações prosseguem e se os colaboradores continuam motivados com o projeto.