24/09/2013
Primeira nefrectomia videolaparoscópica é realizada na Policlínica Pato Branco

Luis Eduardo Durães Barboza

No dia 29 de agosto passado, foi realizada pela primeira vez em Pato Branco a retirada de um rim de forma minimamente invasiva. A nefrectomia laparoscópica, procedimento em que o rim é retirado através de pequenas incisões com ajuda de videocâmara, foi comandada pelo Dr. Luis Eduardo Durães Barboza, auxiliado pelos cirurgiões Dr. Pedro S. Bortot e Winicius J. Argenta. Ele conta que outras cirurgias por vídeo já são realizadas no Centro Cirúrgico da Policlínica, mas que foi a primeira vez de uma nefrectomia.

De acordo com o urologista, a paciente que teve o rim retirado é de um município do Sudoeste e recupera-se bem. "A nefrectomia videolaparoscópica tem as mesmas indicações clínicas da nefrectomia convencional. Porém é procedimento minimamente invasivo e realiza-se por míninas incisões, o que permite uma recuperação mais rápida dos pacientes, além de um efeito cosmético superior", observa o médico.

A técnica da nefrectomia videolaparoscópica foi trazida à Policlínica pelo urologista Luis Eduardo Durães Barboza, que já realizava o procedimento em Curitiba.