22/08/2013
Policlínica Pato Branco lidera ranking de transplantes renais no interior do PR

Sergio Luiz Janczeski Júnior

Segundo dados de 2012 do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), a equipe de transplantes renais da Policlínica Pato Branco, que é chefiada pelo médico urologista Sergio Luiz Janczeski Júnior, é a que mais realiza transplantes de rim no interior do Paraná. "Só perdemos para dois hospitais da Curitiba, e que são hospitais universitários, o Cajuru e o Evangélico. Se não contarmos estes dois hospitais de ensino, a Policlínica Pato Branco é o hospital que mais realiza transplantes de rins no Paraná", afirma Janczeski.

O urologista ressalta que já foram realizados 654 transplantes de rim em Pato Branco (até 16 de agosto de 2013), sendo 50 em 2012, e que o volume registrado apenas na Policlínica é maior do que em muitos Estados. "O Brasil tem 6.294 hospitais, 123 têm equipes de transplantes e somente 24 dessas equipes realizam mais transplantes que a Policlínica Pato Branco. Oito estados Brasileiros fizeram menos transplantes que o nosso serviço em 2012", completa Sergio Luiz Janczeski Junior.

Na Policlínica Pato Branco, os transplantes renais são realizados por uma equipe multiprofissional, composta por nefrologistas, urologistas, anestesiologistas e cirurgiões vasculares, além de enfermeiros e técnicos.

Urologistas: Luis Eduardo Durães Barboza, Marco Aurélio Mesquita Di Napoli Filho, Sergio Luiz Janczeski Júnior e Sidoni Gaia.

Nefrologistas: Daniel Emygdio do Nascimento, Jorge Luiz Zanette Ramos e Magnus Engel.

Anestesiologistas: Almir Antonio Molossi, Ivai Saião Aranha Falcão de Azevedo e João Pimentel da Silva.

Cirurgião vascular: Eduar Guerios Junior.

Números no Paraná
Em 2012, o Estado ficou na quarta colocação no número de transplantes de rim, com total de 433 (173 de doadores vivos e 260 de doadores falecidos), atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Neste ano, durante o primeiro semestre, já foram realizados 214 transplantes renais no Paraná, 36 deles na Policlínica Pato Branco. Segundo dados do RBT (dezembro/2012), a lista de espera por transplante de rim no Brasil é de 20.021 pacientes. No Paraná, 1.109 pacientes esperam por um novo rim.

Causas da insuficiência renal
As principais causas são o diabetes, glomerulonefrite (inflamação do glomérulo, onde ocorrem a filtragem do sangue e a formação da urina), pressão alta, infecções renais, cálculos e outras doenças que causam obstrução urinária, como doenças neurológicas e doenças da próstata. A melhor forma de evitar a insuficiência renal é controlar as doenças que as causam.

Cuidados recomendados
Evitar o excesso de açúcar e sal e o sobrepeso.
Fazer atividades aeróbicas (caminhadas, por exemplo) regularmente, pelo menos 150 minutos por semana.
Uma vez identificada alguma doença, fazer o tratamento seriamente, seguindo as orientações dietéticas, medicamentosas ou cirúrgicas recomendadas pelo médico.
Muitas destas doenças evoluem silenciosamente, às vezes por anos, sem nenhum sintoma. Por isto a recomendação de exames anuais, para prevenção, deve ser seguida.