05/08/2013
Novas instalações do serviço de Oncologia são apresentadas aos secretários de Saúde da região

Nove secretarias municipais de saúde da microrregião de Pato Branco e cinco secretarias da região Oeste de Santa Catarina participaram, na noite de 1º de agosto), da apresentação das novas instalações da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) da Policlínica Pato Branco. Recentemente, as estruturas dos serviços de Quimioterapia e Radioterapia passaram por melhorias e mudanças, para atender às novas exigências do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária e propiciar melhor atendimento aos pacientes em tratamento.

O evento de apresentação teve início nas dependências da Unidade Oncológica Irma L. Dagios, passando pelos serviços de Radioterapia, de Quimioterapia e por diversos setores da Policlínica Pato Branco - UTIs Adulto e Pediátrica, Hemodinâmica, Postos SUS e Laboratório Policlínica, entre outros.

"Alguns secretários de Saúde já conhecem as novas instalações, mas muitos ainda não viram a nova estrutura e nem conhecem a resolutividade da Policlínica. Este evento é importante para aproximá-los, para que tenham a oportunidade também de verificar a grande estrutura que temos de suporte, com os 44 setores da Policlínica Pato Branco", afirmou o diretor presidente da Policlínica, Ivanio Guerra.

O coordenador técnico da Unacon, o médico oncologista Gilmar Biscaia, destacou a importância do encontro. "Hoje, estamos vivendo um marco histórico, abrindo uma nova fase de relacionamento. Estamos criando uma ponte entre os gestores e os prestadores de serviço. Assim, poderemos conhecer melhor as necessidades deles (gestores) e mostrar toda a nossa capacidade, estrutura e potencial", declarou.

Gilmar Biscaia ainda acrescentou que "este é um passo fundamental para a melhoria contínua do atendimento à população". Atualmente, o serviço de Quimioterapia da Unacon atende 350 pacientes, somando os tratamentos com Quimioterapia e Hormonioterapia. "Fazemos todos esses atendimentos trabalhando em meio período. Temos potencial e capacidade para dobrar os atendimentos", ressaltou Biscaia.

O presidente da Fundação Sudoestina de Combate ao Câncer, o médico Salatiel Torres do Nascimento, também comemorou a aproximação entre gestores de saúde, a Unacon e a fundação. "Estamos fazendo de tudo para que as pessoas da nossa região sejam atendidas aqui em Pato Branco. Estamos de casa nova para atender ainda melhor à nossa população. Temos obtido resultados satisfatórios nos tratamentos, que seguem protocolos internacionais", relatou o presidente da fundação.

Regionais de Saúde presentes
O diretor da 7ª Regional de Saúde do Paraná, Nestor Werner Júnior, e a diretora da 3ª Regional de Saúde de Santa Catarina, Maria da Graça Nomura, também estiverem presentes na apresentação das novas instalações. "Foi uma oportunidade importante para os secretários de saúde conferirem onde os pacientes de seus municípios estão sendo tratados. Eles puderam ver a estrutura, falar com as equipes e verificar que o dinheiro público está sendo bem empregado", atestou Nestor Júnior.
Já a diretora da 3ª Regional de SC adiou importante compromisso para poder participar da visitação. "Ainda não conhecia as instalações depois da renovação. Minha visita aqui foi uma forma de retribuir à Unacon e à Policlínica pelo atendimento aos nossos pacientes, que são muito bem tratados. A alta complexidade em Pato Branco é muito importante para os municípios da nossa regional", afirmou Maria da Graça.

Comissão de secretários
O momento diferente da Oncologia na região também é demonstrado com uma nova organização dos gestores. De acordo com o secretário de Saúde de Chopinzinho, Ivoliciano Leonarchik, foi criada uma comissão de acompanhamento, formada por ele e mais dois secretários municipais. "Estaremos constantemente acompanhando o que acontece e avaliando o serviço. O tratamento do câncer é diferente dos demais e os pacientes e seus familiares precisam de mais atenção. Vivemos um novo tempo, com aproximação dos gestores, dos prestadores de serviço e dos pacientes", encerrou o secretário de Chopinzinho.

Municípios em peso
Ao todo, 14 secretarias municipais de saúde do Sudoeste do Paraná e do Oeste de Santa Catarina participaram do encontro. Da microrregião de Pato Branco, estiveram representados os municípios de Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Clevelândia, Itapejara d'Oeste, Mangueirinha, Mariópolis, São João, Sulina e Pato Branco. De Santa Catarina, vieram secretários ou representantes dos municípios de Campo Erê, Jupiá, Novo Horizonte, São Bernardino e São Lourenço do Oeste.