Poli Saúde Laboratório Policlínica
NOTÍCIA

13/05/2013
Hipertensão e diabetes são temas de palestra

Os médicos Marcos Dall´Stella Schmidt (endocrinologista) e Rosangela Fernandes de Abreu Schmidt (cardiologista) foram os convidados da palestra organizada pela Poli Saúde, no dia 8 de maio. O evento "Hipertensão e Diabetes - Entendendo a hipertensão/Lendas e mitos sobre diabetes" foi realizado no auditório do Sindicomércio, em Pato Branco, e contou com a participação de 40 pessoas (beneficiários ou não da Poli Saúde).

Nas palestras, Marcos e Rosangela Schmidt abordaram as principais causas e consequências das duas doenças e esclareceram dúvidas dos presentes. Muitos mitos também foram derrubados no encontro, que durou aproximadamente 90 minutos. "Cerca de 50% dos hipertensos não sabem que têm pressão alta", alertou Rosangela Schmidt, ressaltando que a hipertensão arterial não apresenta sintomas. A cardiologista relatou que a prevenção e o controle são importantes porque os hipertensos têm cinco vezes mais chances de sofrerem AVC (acidente vascular cerebral), duas a três vezes mais probabilidade de infarto e maior propensão à insuficiência renal e ao aneurisma.

Já o endocrinologista Marcos Schmidt esclareceu que não existem chás ou curas milagrosas para o diabetes. "Não existe meio diabético. Existe o diabetes bem controlado e o mal controlado. A alimentação correta é o pilar fundamental do tratamento", destacou. O médico também falou dos sintomas que podem indicar diabetes: urinar excessivamente; muita sede; aumento do apetite; perda de peso (em pessoas obesas a perda de peso ocorre mesmo estando comendo de maneira excessiva); e cansaço.