20/02/2013
Policlínica Pato Branco recebe visita de representantes do Coren/PR

Representantes da Câmara Técnica de Instrumentalização de Comissão de Ética de Enfermagem (CTICEEn), do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR), estiveram em Pato Branco nos dias 5 e 6 de fevereiro. A enfermeira Janyne Dayane Ribas (coordenadora da CTICEEn) e a técnica em Enfermagem Maria do Socorro Almeida Rosa (secretária da câmara e conselheira do Coren/PR) visitaram a Policlínica Pato Branco e mantiveram reuniões com a Comissão de Ética de Enfermagem da Policlínica e também com enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem do hospital. Segundo dados da CTICEEn, até dezembro de 2012 somente 25 hospitais do Paraná contavam com comissões de ética de Enfermagem, a grande maioria em grandes centros. A Policlínica Pato Branco é o único hospital do município a contar com comissão de ética de Enfermagem homologada pelo Coren/PR.

Segundo Janyne Ribas, a visita a Pato Branco teve como objetivos conhecer a realidade do serviço de Enfermagem na região e conversar com os integrantes da Comissão de Ética de Enfermagem da Policlínica. "Nossa responsabilidade é orientar as comissões quanto ao correto funcionamento e divulgar a legislação básica para o exercício profissional da Enfermagem (código de ética)", explicou Janyne, que é enfermeira e tem mestrado em Enfermagem.

Janyne ressaltou que a CTICEEn existe para orientar os profissionais quanto à maneira correta de atuação. "A câmara técnica trabalha para educar os profissionais para a prevenção de problemas", afirmou. "Também passamos sugestões de como agir no dia a dia, especialmente nas questões éticas da profissão", completou a secretária da CTICEEn, Maria do Socorro, técnica em Enfermagem e acadêmica do curso de Enfermagem.

Para a presidente da Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) da Policlínica, enfermeira Carla Cristiane da Silva, a visita das representantes da CTICEEn foi muito positiva e esclarecedora, contribuindo para a prática profissional ética e responsável da equipe de Enfermagem. "Todos os assuntos abordados durante as reuniões foram importantes, porém destaco como de maior relevância a apresentação, atuação e objetivos da Comissão de Ética de Enfermagem para a equipe e também a divulgação e discussão do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem", observou Carla.

Carla também ressaltou a importância da visita da CTICEEn para a CCE da Policlínica. "As comissões de ética de Enfermagem nos hospitais são órgãos representativos do Coren/PR, com caráter educativo, opinativo, consultivo e fiscalizador. Isso demonstra a importância das comissões e, consequentemente, da visita à Policlínica Pato Branco", finalizou a enfermeira Carla.

Integrantes da Comissão de Ética de Enfermagem da Policlínica Pato Branco (gestão 2011-2014)

Enf. Carla Cristiane da Silva (presidente)
Enf. Cássia Oening Miranda (vice presidente)
Enf. Fernanda Rodrigues Seibt (secretária)