Poli Saúde Laboratório Policlínica
NOTÍCIA

20/02/2013
Policlínica Pato Branco recebe visita de representantes do Coren/PR

Representantes da Câmara Técnica de Instrumentalização de Comissão de Ética de Enfermagem (CTICEEn), do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR), estiveram em Pato Branco nos dias 5 e 6 de fevereiro. A enfermeira Janyne Dayane Ribas (coordenadora da CTICEEn) e a técnica em Enfermagem Maria do Socorro Almeida Rosa (secretária da câmara e conselheira do Coren/PR) visitaram a Policlínica Pato Branco e mantiveram reuniões com a Comissão de Ética de Enfermagem da Policlínica e também com enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem do hospital. Segundo dados da CTICEEn, até dezembro de 2012 somente 25 hospitais do Paraná contavam com comissões de ética de Enfermagem, a grande maioria em grandes centros. A Policlínica Pato Branco é o único hospital do município a contar com comissão de ética de Enfermagem homologada pelo Coren/PR.

Segundo Janyne Ribas, a visita a Pato Branco teve como objetivos conhecer a realidade do serviço de Enfermagem na região e conversar com os integrantes da Comissão de Ética de Enfermagem da Policlínica. "Nossa responsabilidade é orientar as comissões quanto ao correto funcionamento e divulgar a legislação básica para o exercício profissional da Enfermagem (código de ética)", explicou Janyne, que é enfermeira e tem mestrado em Enfermagem.

Janyne ressaltou que a CTICEEn existe para orientar os profissionais quanto à maneira correta de atuação. "A câmara técnica trabalha para educar os profissionais para a prevenção de problemas", afirmou. "Também passamos sugestões de como agir no dia a dia, especialmente nas questões éticas da profissão", completou a secretária da CTICEEn, Maria do Socorro, técnica em Enfermagem e acadêmica do curso de Enfermagem.

Para a presidente da Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) da Policlínica, enfermeira Carla Cristiane da Silva, a visita das representantes da CTICEEn foi muito positiva e esclarecedora, contribuindo para a prática profissional ética e responsável da equipe de Enfermagem. "Todos os assuntos abordados durante as reuniões foram importantes, porém destaco como de maior relevância a apresentação, atuação e objetivos da Comissão de Ética de Enfermagem para a equipe e também a divulgação e discussão do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem", observou Carla.

Carla também ressaltou a importância da visita da CTICEEn para a CCE da Policlínica. "As comissões de ética de Enfermagem nos hospitais são órgãos representativos do Coren/PR, com caráter educativo, opinativo, consultivo e fiscalizador. Isso demonstra a importância das comissões e, consequentemente, da visita à Policlínica Pato Branco", finalizou a enfermeira Carla.

Integrantes da Comissão de Ética de Enfermagem da Policlínica Pato Branco (gestão 2011-2014)

Enf. Carla Cristiane da Silva (presidente)
Enf. Cássia Oening Miranda (vice presidente)
Enf. Fernanda Rodrigues Seibt (secretária)
Tec. Marlene Cechin
Tec. Loreci Cardoso

Suplentes
Enf. Claudete da Silva
Tec. Maria Ivete Mendes da Rosa
Tec. Maria Luiza Novak