04/10/2012
Policlínica conta com programa de Educação Continuada

A preocupação em oferecer serviços de qualidade em saúde é uma prática da Policlínica Pato Branco. O programa de Educação Continuada é um bom exemplo, com a proposta de melhoria contínua da assistência prestada e de educação permanente dos profissionais. Os números revelam a amplitude do programa. No ano passado, 90% dos mais de 300 colaboradores participaram das capacitações coordenadas pela Comissão Técnica - crescimento de 5% em relação ao ano de 2010 - com 92 treinamentos (70 horas de educação continuada). O trabalho foi desenvolvido em conjunto com 33 setores do hospital e seus respectivos coordenadores.

De acordo com a presidente da Comissão Técnica, a enfermeira Irmã Antônia Cavallini, o programa de Educação Continuada não é direcionado apenas aos cuidadores (setor de Enfermagem), mas também aos colaboradores que têm algum contato com pacientes, familiares ou acompanhantes.

Os indicadores de qualidade só são possíveis mediante um rigoroso controle nos processos de frequência e convocação, buscando sempre a meta de 100% de participação. E todos os colaboradores são avaliados ao término das capacitações.  Segundo a enfermeira Márcia Domênica Cunico Recuero, integrante da Comissão Técnica, as avaliações garantem que o conteúdo transmitido foi realmente apreendido pelos participantes. ?Vale ressaltar que, quando o trabalhador não atinge a meta de avaliação estabelecida, o mesmo é convocado para nova capacitação em que são esclarecidas suas dúvidas anteriores?, acrescenta Márcia.

A Comissão Técnica foi criada em 2008 e está ligada à Comissão da Qualidade da Policlínica Pato Branco. O programa de Educação Continuada foi implantado pela Comissão Técnica e tem como finalidades a organização, integração, padronização e controle das capacitações em todos os serviços do hospital, incluindo os setores terceirizados, visando o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento/atitude, a atualização técnico-científica e a melhoria da qualidade. O objetivo é promover educação continuada com registro adequado, realizando avaliação da capacitação, do palestrante e do trabalhador.

Atualmente, a Comissão Técnica é composta pelas enfermeiras Irmã Antônia Cavallini (presidente), Márcia Domênica Cunico Recuero, Luciane de Andrade, Irmã Ilde Bortolini e Fernanda Rodrigues Seibt.