07/09/2012
Policlínica dispõe de sistema de alta definição em vídeo para procedimentos cirúrgicos

A cada dia que passa, a Medicina apresenta novidades. E, como sempre, a Policlínica Pato Branco está continuamente em busca de novas técnicas e tratamentos. Uma das novidades recentes é a utilização de um sistema de vídeo em full HD (alta definição) para a realização de cirurgias. Tecnicamente, é um conjunto de câmera e monitor com gigantesca qualidade de imagem em comparação ao sistema convencional.

De acordo com o médico Neri Machado Jr, médico ortopedista e diretor clínico da Policlínica Pato Branco, o sistema de vídeo HD está à disposição dos médicos que integram o corpo clínico do hospital. "Há uma ampla gama de patologias que podem ser tratadas com a técnica, em que apenas dois orifícios são realizados para a solução dos problemas", resume. Segundo Neri Machado Jr, o uso do sistema de vídeo pode ser empregado em cirurgias de várias áreas da Medicina. "Não só na Ortopedia, como também na cirurgia geral, cirurgia bariátrica (obesidade), de vesícula, entre outras', completa o ortopedista, acrescentando que a melhora na qualidade da imagem facilita o trabalho dos cirurgiões.

Sobre as vantagens do sistema de vídeo em alta definição, o diretor clínico da Policlínica faz uma comparação que ilustra bem o que a melhor qualidade de imagem proporciona. "É como compararmos uma ida de Pato Branco a Vitorino. Podemos ir tanto a pé quanto de carro. Existe uma facilidade em termos de rapidez e conforto na resolução do problema com o sistema full HD", destaca, relatando que, em alguns casos, o paciente não precisa nem ficar internado. "Outras cirurgias são feitas com o mínimo de internamento possível", salienta.

Conforme Neri Machado Jr, as vantagens do sistema não são apenas para os pacientes. "Nós, médicos, trabalhamos com maior conforto e tranquilidade, sabendo que as imagens que vemos ali são nítidas, precisas e nos propiciam realizar a técnica da melhor maneira possível", encerra o médico.