20/06/2012
Realizada mais uma captação de órgãos na Policlínica Pato Branco

Na madrugada desta quarta-feira, 20 de junho, a equipe de transplantes renais da Policlínica Pato Branco realizou procedimento para a retirada dos rins de um paciente que apresentava morte encefálica. Sabrina Rigon (enfermeira da UTI Adulto) e Rejane Ecker (enfermeira do Centro Cirúrgico), integrantes da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Policlínica, coordenaram todo o processo. Dois enfermeiros da Comissão à Procura de Órgãos e Tecidos para Transplantes (COPOTT), de Cascavel, acompanharam a captação dos rins.

Depois de cumprido o protocolo para a comprovação da morte encefálica, e com a aprovação da família, o procedimento foi realizado com sucesso. Os dois rins foram encaminhados para Curitiba, para os exames necessários, chamados de provas cruzadas, e a posterior triagem dos pacientes compatíveis na lista de espera. O doador era um homem de 56 anos, vítima de aneurisma cerebral.