Poli Saúde Laboratório Policlínica
NOTÍCIA

16/06/2012
Alimentação saudável foi tema da Sipat 2012

Uma alimentação saudável é aquela que reúne as seguintes características: não é cara, é de fácil acesso, valoriza a variedade de alimentos, as preparações tradicionais e regionais, é saborosa. Apresenta-se em quantidade e qualidade ideais e é naturalmente colorida e preparada com cuidado e higiene. Todos os alimentos são permitidos a uma pessoa saudável desde que sejam consumidos com moderação.
 
Alimentos que dever ser evitados
Bebidas concentradas em açúcar e álcool: refrigerantes, sucos artificiais, néctares, bebidas alcoólicas e café em excesso.
Temperos (na forma de tabletes, em pó, maionese, mostarda e ketchup), sopas, cremes e molhos prontos.
Embutidos e defumados (salsichas, linguiças, salames, hambúrguer, presuntos e mortadelas, conservas de vegetais e produtos de confeitaria).
Guloseimas (chicletes, chocolates, balas e gomas, salgadinhos fritos e do tipo chips, biscoitos e bolos recheados).
Lanches rápidos (x-burguer, porções de fritas e calabresa, pizza, cachorro-quente, entre outros).
Doces enlatados, geléias industrializadas, patês, margarinas, manteiga e banha suína.

Orientações gerais
Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar), e dois ou três lanches no dia.
Aprecie sua refeição, coma devagar, mastigando bem os alimentos.
Coma diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas) e tubérculos, como as batatas e raízes (como a mandioca). Se possível, dê preferência aos grãos integrais: aveia, gergelim, linhaça, granola e farelo de trigo.
Consuma diariamente três porções de hortaliças e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
Inclua diariamente três porções de leite e derivados, pois são ricos em cálcio, importante para ossos e dentes.
Coma uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos ao dia. Retire toda a gordura aparente das carnes.
Evite alimentos ricos em gorduras: frituras em geral, chocolates, maionese e embutidos.
Use pequenas quantidades de óleo vegetal nas preparações, pois uma lata de óleo deve ser suficiente para uma família de quatro pessoas durante um mês.
Diminua a quantidade de sal na comida e não faça o uso de saleiro à mesa.
Dê preferência aos temperos naturais, como salsinha, cebolinha, orégano, manjericão, alho, tomilho e coentro. São mais saudáveis e dão sabor aos alimentos.
Prefira as preparações assadas, grelhadas e cozidas em vez de frituras.
Beba de seis a oito copos de água por dia durante os intervalos das refeições. Refrigerantes, sucos industrializados e bebidas como café, chimarrão e chá não devem substituir a água.
Movimente-se! Pratique uma atividade física com o acompanhamento de profissional da área, evite bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha seu peso dentro dos limites saudáveis.


Dicas que a nutricionista Regiane Skibinski passou aos colaboradores da Policlínica em palestras na Sipat 2012.