09/05/2012
COPOTT/Cascavel desenvolve campanha para incentivar a doação de órgãos e tecidos para transplantes

Integrantes da Comissão à Procura de Órgãos e Tecidos para Transplantes (COPOTT) de Cascavel - que inclui a regional de saúde do Sudoeste do Paraná - realizaram no dia 24 de abril, no auditório do Sesc Pato Branco, trabalho de sensibilização e incentivo à doação de órgãos e tecidos para transplantes. O evento, promovido em parceria com a 7ª Regional de Saúde, reuniu profissionais de saúde dos hospitais e da rede de saúde do município.

A Policlínica Pato Branco, responsável por transplantes de rim e de coração, foi representada pela administradora Gabriela Izidro e membros da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do hospital colaboraram na organização do encontro. Os participantes assistiram a palestras com Rebeca de Alencar, coordenadora do Banco de Ossos (Curitiba) e Daniela Gil Contini, responsável pela triagem e seleção de doadores da Central de Transplantes do Estado.

De acordo com o enfermeiro Elton José Munchen, da COPOTT/Cascavel, o objetivo foi conscientizar os profissionais de saúde sobre a questão e prepará-los para identificar possíveis doadores. "A intervenção dos profissionais de saúde ajuda a diminuir as negativas das famílias em relação às doações. A intenção é capacitar os profissionais e reduzir as filas de espera", observou o enfermeiro da COPOTT/Cascavel.

A administradora Gabriela Izidro destacou a importância da campanha de sensibilização para a sociedade e também para a Policlínica, que já realizou mais de 600 transplantes renais e nove de coração."É uma forma de validar nossa participação e dar continuidade aos nossos processos como unidade transplantadora. Estamos trabalhando em conjunto com a COPOTT para ampliar as doações, realizar mais transplantes e reduzir as filas", finalizou Gabriela.