Poli Saúde Laboratório Policlínica
NOTÍCIA

01/05/2012
Centro Obstétrico da Policlínica volta a atender pelo SUS

Clique para ampliar
Gustavo Gabaldo, coordenador do Centro Obstétrico    

O Centro Obstétrico da Policlínica Pato Branco voltou a atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no dia 1º de abril deste ano. A retomada do serviço pelo SUS, interrompido desde 2009, aconteceu depois da assinatura do contrato de Qualificação do Acesso às Redes de Atenção na Saúde, formalizado no dia 2 de março passado entre o governo do Paraná e a Prefeitura de Pato Branco. O convênio estabelece que o Centro Obstétrico da Policlínica realize atendimentos de urgência e emergência às gestantes. Nos primeiros 15 dias de funcionamento, foram registrados 196 procedimentos, entre consultas, exames e partos. Nos partos, foram 48 (25 normais e 23 cesarianas). O Centro Obstétrico da Policlínica atenderá pelo SUS nos primeiros 15 dias de cada mês. A quinzena restante será de responsabilidade do hospital São Lucas, conforme estabelecido no contrato assinado.

Para o médico Gustavo Gabaldo, ginecologista e obstetra que coordena o Centro Obstétrico da Policlínica, o serviço transcorreu muito bem no primeiro mês e superou as expectativas iniciais. "Estávamos sem atender pelo SUS desde 2008, mas os resultados iniciais foram positivos. Mesmo com essa lacuna, nossa equipe apresentou entrosamento e capacidade. Conseguimos montar uma equipe qualificada, com novos profissionais que chegaram, mas com a mesma filosofia de trabalho. A tendência é melhorarmos ainda mais nos próximos meses", avalia Gustavo Gabaldo. O médico destaca o esforço do diretor técnico da Policlínica, Gilberto Gabaldo, que identificou a necessidade de ampliar o atendimento às gestantes com casos de alto risco e viabilizou o projeto.

A equipe chefiada por Gustavo Gabaldo conta com mais três médicos: os ginecologistas e obstetras Raquel Acosta Moncks Gabaldo, Caroline Duarte e Panait Kosmos Nicolaou. O atendimento do Centro Obstétrico da Policlínica volta a atender pelo SUS na primeira quinzena de maio.