Poli Saúde Laboratório Policlínica
NOTÍCIA

05/04/2012
Médico da Policlínica participa de congresso internacional de Neurocirurgia

Clique para ampliar
Carlos Frederico Rodrigues    

Entre os dias 31 de março e 5 de abril, o médico Carlos Frederico Rodrigues esteve no Rio de Janeiro (RJ), onde participou do 35º Congresso Latino-americano de Neurocirurgia (Clan 2012). A programação científica do evento enfocou todas as sub-especialidades da Neurocirurgia. Novas tecnologias e abordagens foram apresentadas por conferencistas dos cinco continentes. E o neurocirurgião Carlos Frederico Rodrigues, que integra o Corpo Clínica da Policlínica Pato Branco, foi um dos palestrantes. No Clan 2012, ele apresentou um trabalho relacionado às lesões do VI nervo craniano, elaborado com o auxílio de alunos da disciplina de Neurocirurgia e Neurologia da Unochapecó, universidade catarinense em que o médico é professor.

De acordo com Carlos Frederico, foi realizado um trabalho específico com os exames clínicos, que estão voltando a ter uma importância muito grande, aliados aos exames de imagem. "Fizemos a revisão de 150 tumores que operei na Policlínica, de 2004 até 2011. A conclusão é de que cerca de 15% dos pacientes tiveram a lesão do VI nervo craniano como primeiro sintoma. O resultado pode servir como guia para os neurocirurgiões, que podem suspeitar, com a análise, de um processo expansivo intracraniano", explica o neurocirurgião.

Além da palestra, Carlos Frederico Rodrigues apresentou ainda dois outros trabalhos: um sobre Neurocriptococose e outro sobre Encefalite por Herpes, também com auxílio de estudantes da Unochapecó. Em maio, de 16 a 19, o neurocirurgião já tem confirmada a participação no 8º Congresso Internacional de Bioética Clínica, em São Paulo (SP). Lá, ele fará uma palestra e apresentará outro trabalho.